Sim, o aço é reciclável e podemos reaproveitá-lo.
Na verdade, vai mais longe. O aço inoxidável é infinitamente reciclável, o que significa que pode ser reciclado continuamente sem perder qualidade. Isso difere drasticamente de produtos como a reciclagem de plástico e silicone, que degradam a qualidade.
A razão para as altas taxas de reciclagem é que o aço inoxidável tem um alto valor intrínseco. As próprias matérias-primas têm uma grande demanda, resultando em altas taxas de captura de qualquer sucata de aço inoxidável. O sistema de reciclagem de aço inoxidável é ainda melhor, mais eficiente e não requer subsídios. A sucata de aço inoxidável segue para as fábricas de produção de aço inoxidável onde a eletricidade é usada (em vez de combustíveis fósseis) para criar o "novo" material. O produto de aço inoxidável reciclado possui exatamente as mesmas propriedades e qualidades do aço inoxidável feito a partir de matérias-primas.
O fato de que muito pouco aço inoxidável acaba em aterros sanitários ou descartado no meio ambiente significa que esse aspecto do aço inoxidável é muito sustentável.
As propriedades únicas do aço inoxidável significam que ele não reage e não é um lugar fácil para os micróbios viverem. Isso também significa que o aço inoxidável não é biodegradável. Se deixado por conta própria no ambiente, o aço inoxidável permanecerá lá e persistirá. É por isso que a reciclagem é tão importante.
Também vimos quantos resíduos no processo de produção, como escória e até poeira, agora são reutilizados. Até a água que entra no processo pode ser filtrada e reutilizada. O aço inoxidável é ambientalmente neutro, o que significa que não libera toxinas ou substâncias nocivas quando entra em contato com a água, solo ou ar. O aço inoxidável também é um material muito duradouro. Isso o torna um material nobre para itens reutilizáveis e reduz a demanda de energia durante a produção de novos materiais.